12 julho 2007

Links podem atrapalhar?

Links que atrapalham seu posicionamento nas buscas? tema: SEO- Posicionamento nas buscas.

Tive a seguinte dúvida, que compartilho:
Ninguém sabe ao certo como funciona o pagerank (exceto a equipe do google e talvez a maçonaria), mas sabe-se que ele está ligado ao número de links que apontam para uma página. No entanto, como já expliquei em outro post, o pagerank não é a unica razão que define um posicionamento numa busca, é importante também considerar a relevância do termo pesquisado em seu site, missão que fica a cargo dos algorítmos desenvolvidos pelo google, yahoo, msn, etc...

No ínicio do SEO: Digamos que você tem um site chamado "filhinhoteamo.com.br" e vende "roupas infantis" no mesmo. Então você fez o que todo mundo fazia quando não entendia nada de SEO, há muitos anos, lembra (2001)? Correu aos diretórios e cadastrou seu site em diversos sites (Yahoo, aonde, cade por exemplo), colocando como nome do site (aquilo que aparece dentro do link - o sublinhado) Filhinho te amo - Roupas infantis.

O resultado é que os buscadores "modernos" quando tu procuravas por "roupas infantis" traziam as páginas que apontavam para teu site, antes da tua página, pura e simplesmente. Ai, o(a) senhor(a) leu artigos de SEO e descobrio que era mais inteligente fazer os links para seu site assim: Filhinho te amo - roupas infantis - Loja de roupas para crianças. Agora os buscadores viam nos links para sua home page o texto "roupas infantis", que antes não aparecia e começavam a retornar seu site na segunda página.

Bem, minha dúvida é a seguinte. Será que no nosso exemplo acima, se o texto do link fosse apenas roupas infantis, o site não teria uma melhor colocação? Acredito que sim, pois talvez os buscadores considerem quantas palavras no total existem apontando para uma página, e criem um índice relacionando quantas palavras apontam para uma página com o número total de vezes que as palavras pesquisadas aparecem:

Usando nosso exemplo:

No link "Filhinho te amo - roupas infantis" existem 5 palavras, um único link, e destas cinco apenas duas tem relevância para a busca.

Já no link "roupas infantis" temos apenas duas palavras, um único link, e duas palavras relevantes para a busca.

Será que estou louco. Vale um experimento para verificar.





Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que estes temas não fazem tanto sucesso para comentários.... Beijos