27 junho 2007

Questão da ANPAD de Analítico - Setembro de 2007

Questão da ANPAD de analítico

Caros,
Me desculpem, normalmente a ANPAD tem uma ou outra questão mal formulada na prova de analítico, mas isso aqui é demais, a questão era tão ruim que fui obrigado a comprar o material para saber se havia perdido algo antes de incluir essa questão na aula do curso preparatório prova ANPAD e na apostila...
Compartilho com os senhores o surto da ANPAD.. o que me espanta é que as pessoas não pedem a anulação destas questões:

ANPAD - SET 2007 - Analítico - Q.20.
Desde 1988, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem realizado um trabalho de monitoramento na Floresta Amazônica que revela estimativas, em Km2, da área devastada nessa região. Entre 1994 e 1995, o número constatado foi de 29.059km, o maior até hoje. E o último levantamento, efetuado entre 2003 e 2004, mostrou a segunda maior taxa: a área desmatada atingiu 26.130km2, um aumento de 6,23% em relação ao valor obtido em anos anteriores ( e maior até que o esperado pelo ministério do Meio Ambiente, que seria de 2%).

No texto acima admite-se que:

Alternativa considerada correta:

E) A devastação da Floresta Amazônica pode afetar o clima de todo o planeta em função de sua extensão e de sua importância para o equilíbrio ambiental.

BEM Alguém ai viu no texto qualquer referência ao clima do planeta??? Alguém viu no texto qualquer referência ao "equilíbrio ambiental"?! Alguém viu no texto qualquer referência a "extensão da floresta"?? Na melhor das hipóteses pode-se admitir que a extensão da devastação da uma dimensão da extensão da floresta, mas o resto é informação externa ao texto.

Note que o site da ANPAD diz sobre a prova de analítico:

"Cada questão consiste em um pequeno enunciado seguido por uma questão com cinco respostas possíveis acerca desse enunciado. A tarefa do candidato é escolher a melhor dentre essas respostas.
Embora os enunciados abordem diversos temas, estes são auto-suficientes em termos de compreensão do tema, não requerendo do candidato o conhecimento prévio do assunto tratado; portanto, o foco da questão privilegia a análise do argumento, da suposição ou da inferência contidos no contexto do enunciado, e não em conhecimentos prévios sobre o tema do enunciado em si. " - EM http://anpad.bs2.com.br/provas/analitico.jsp


Bem, como quero ensinar direito aos meus alunos, comprei a explicação da ANPAD, para ver se tinha algum raciocínio a mais... conclusão... aprenderia mais na apostila que eu mesmo escrevi. Segue a explicação da ANPAD:

Resposta E. Devido a extensão de sua área verde, a Floresta Amazônica representa uma fonte de oxigênio extremamente importante para o planeta. Sua devastação poderá prejudicar o clima da Terra, pois o oxigênio produzido pelas plantas durante o dia e o gás carbônico absorvido por elas durante a noite contribuem para o equilíbrio do ecossistema do planeta. Com base nisso, pode-se admitir essa alternativa como verdadeira. (grifos meus)

PELO AMOR DE DEUS, NÃO SÓ NÃO JUSTIFICAM, USAM INFORMAÇÕES EXTERNAS AO TEXTO E USAM INFORMAÇÕES INCORRETAS. O AUTOR AINDA ACREDITA NA IDÉIA "AMAZÔNIA PULMÃO DO MUNDO".

A importância para o clima da floresta amazônica está ligada a umidade que produz, ao carbono que está retido nas árvores faz centenas de anos, e não ao ciclo diário de uso e consumo de oxigênio, cujos méritos permanecem com as algas marinhas. Visite essa entrevista sobre a amazônia e o clima para mais explicações. O oxigênio produzido na floresta não tem nenhuma importância para o clima, o que importa para o clima é o oxigênio "consumido" no desmatamento e queimada da mesma. Quem produz o nosso oxigênio são as algas. Veja em
http://www.valeverde.org.br/html/clipp2.php?id=2761&categoria=Biodiversidade


Bem, e eu tenho que ensinar os outros esse tipo de telepatia...





2 comentários:

Maya Reyes-Ricon disse...

Carlos

Fiz ontem essa prova e na hora de corrigir levei um susto! quando vim procurar algum comentário sobre essa questão caí aqui no seu blog novamente. Qual seria a resposta correta? e mais uma pergunta: quando acontecem essas coisas é possivel pedir para anularem a questão?
Abs
Maya

Salomão disse...

Cara Maya,

Não há mágica. O que argumento quando me deparo com isso é que vale a pena pedir a anulação, e que graças a deus trata-se de uma excessão ao padrão de questões (toda prova tem uma ou duas questões assim "fracas"). A ANPAD anulou apenas uma questão nos últimos anos, mas melhor uma que nenhuma...
Carlos