27 junho 2007

O Ser humano é o único animal que...


Os filósofos pensam que "O homem é o unico animal que sabe que vai morrer". Mas nem todos, Aristóteles disse que "O homem é o único animal que ri" e oVerissimo completou que "O homem é o único animal que ri dos outros".

Também já ouvi que :
O homem é o único animal que sempre quer mais do que precisa, inclusive comida ou ainda mais assustador: O homem é o único animal que mata por prazer.

Eu por outro lado, não acho que estes acima sejam Homens, são apenas homens. Eu acredito que dentro de cada um mora um SER humano, que pode fazer desse um mundo melhor. Muitas vezes me perguntam se acredito em Deus e digo que prefiro acreditar no Homem para resolver as coisas por aqui... Prefiro ver o Homem como o unico animal que planta árvores.

E melhor, mesmo sabendo que ele não viverá para comer seus frutos, nem desfrutará de sua sombra, mas como diz o Rubem Alves, ele não liga, pois crianças brincarão nos balanços em seus galhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Magnifíco este texto.
Felizes aqueles que se diferenciam dos ditos animais pelos seus actos, pelas suas palavras, em prole dos outros e não de si próprios, sem avareza e sofreguidão.
Também eu acredito no Homem que anda cá por baixo e constrói sempre, mesmo que não venha a usufruir, sente-se feliz e de bem com a vida por saber que aqueles que ficarem irão usufruir.
Parabéns pelo texto, que nos faz meditar sobre tanta coisa...
Beijos
Cris

Salomão disse...

E eu aproveito para agradecer a audiência.