20 abril 2007

Troca de Links - SEO - MOB


SEO - Search Engine Optimization
MOB - Marketing de Otimização em Sites de Busca

Existem muitos mitos envolvendo o assunto, assim resolvi esclarecer um ponto:

"Links externos são bons, mas troca de links pode ser penalizada."

Caros cansei de ver gente que acredita que troca de links vai prejudicar o posicionamento. O fato é que realmente é melhor um link exclusivo, relevante, relacionado ao conteúdo do seu site, no meio de um texto de outro site relevante, do que um link trocado, numa página cheia de links, com texto esquisito, e numa parte obscura de outro site.

Mas...

Ainda assim é melhor um link trocado, numa página cheia de links, com texto esquisito, e numa parte obscura de outro site, do que não ter links externos.

Quando o google afirma penalizar trocas de links, o que ele quer dizer é que dará menos valor para os links trocados entre sites, do que para aqueles "de mão única", e não que estes links não terão valor.

Quando o google afirma penalizar "link farms", ele refere-se a páginas com centenas de links e sem nenhum conteúdo além dos links, e não uma página inocente de troca de links.

Agora se você quer trocar um link entre a padaria da sua vizinha e o seu Pet Shop, meu conselho é faça isso sem medo. O google o outros buscadores não vão "derrubar" seu site porque houve uma troca de 10 ou 20 links.

Finalmente, um ponto a considerar é que 10 ou 20 links, nos dias de hoje, não farão o seu Pet Shop aparecer antes do BUSCAPE, do UOL ou de outros magazines que tem áreas de pet.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sobre a troca de links: achei interessante seu post. gostaria de saber se ao colocar links de sites que eu criei numa página inicial existe a possibilidade de eu ser rebaixado na busca?

Salomão disse...

Com relação ao comentário acima, a resposta é "teoricamente sim, mas não por penalização".

1 - O google não penaliza quem põe links para outros sites, exceto se for uma link farm (mais de 100 links numa página).

2 - O "pagerank" do seu site é transmitido da primeira página para as outras, através do link desta para as restantes. Bem, quanto mais páginas nascem na sua home (são lincadas por ela), mais esse pagerank é distribuido, ou seja, links externos "drenam" um pouco do seu pagerank para as páginas externas... mas nada que destrua seu posicionamento, ou o Yahoo que tem milhares de links ao longo das páginas nao teria um pagerank alto.

Abs.
Carlos