Nem toda corrente é grilhão
O ORIGINAL
está em:
http://www.flickr.com/photo_zoom.gne?id=111435375&size=s
Questão da ANPAD de analítico
Caros,
Me desculpem, normalmente a ANPAD tem uma ou outra questão mal formulada na prova de analítico, mas isso aqui é demais, a questão era tão ruim que fui obrigado a comprar o material para saber se havia perdido algo antes de incluir essa questão na aula do curso preparatório prova ANPAD e na apostila...
Compartilho com os senhores o surto da ANPAD.. o que me espanta é que as pessoas não pedem a anulação destas questões:
ANPAD - SET 2007 - Analítico - Q.20.
Desde 1988, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem realizado um trabalho de monitoramento na Floresta Amazônica que revela estimativas, em Km2, da área devastada nessa região. Entre 1994 e 1995, o número constatado foi de 29.059km, o maior até hoje. E o último levantamento, efetuado entre 2003 e 2004, mostrou a segunda maior taxa: a área desmatada atingiu 26.130km2, um aumento de 6,23% em relação ao valor obtido em anos anteriores ( e maior até que o esperado pelo ministério do Meio Ambiente, que seria de 2%).
No texto acima admite-se que:
Alternativa considerada correta:
E) A devastação da Floresta Amazônica pode afetar o clima de todo o planeta em função de sua extensão e de sua importância para o equilíbrio ambiental.
BEM Alguém ai viu no texto qualquer referência ao clima do planeta??? Alguém viu no texto qualquer referência ao "equilíbrio ambiental"?! Alguém viu no texto qualquer referência a "extensão da floresta"?? Na melhor das hipóteses pode-se admitir que a extensão da devastação da uma dimensão da extensão da floresta, mas o resto é informação externa ao texto.
Note que o site da ANPAD diz sobre a prova de analítico:
"Cada questão consiste em um pequeno enunciado seguido por uma questão com cinco respostas possíveis acerca desse enunciado. A tarefa do candidato é escolher a melhor dentre essas respostas.
Embora os enunciados abordem diversos temas, estes são auto-suficientes em termos de compreensão do tema, não requerendo do candidato o conhecimento prévio do assunto tratado; portanto, o foco da questão privilegia a análise do argumento, da suposição ou da inferência contidos no contexto do enunciado, e não em conhecimentos prévios sobre o tema do enunciado em si. " - EM http://anpad.bs2.com.br/provas/analitico.jsp
Bem, como quero ensinar direito aos meus alunos, comprei a explicação da ANPAD, para ver se tinha algum raciocínio a mais... conclusão... aprenderia mais na apostila que eu mesmo escrevi. Segue a explicação da ANPAD:
Resposta E. Devido a extensão de sua área verde, a Floresta Amazônica representa uma fonte de oxigênio extremamente importante para o planeta. Sua devastação poderá prejudicar o clima da Terra, pois o oxigênio produzido pelas plantas durante o dia e o gás carbônico absorvido por elas durante a noite contribuem para o equilíbrio do ecossistema do planeta. Com base nisso, pode-se admitir essa alternativa como verdadeira. (grifos meus)
PELO AMOR DE DEUS, NÃO SÓ NÃO JUSTIFICAM, USAM INFORMAÇÕES EXTERNAS AO TEXTO E USAM INFORMAÇÕES INCORRETAS. O AUTOR AINDA ACREDITA NA IDÉIA "AMAZÔNIA PULMÃO DO MUNDO".
A importância para o clima da floresta amazônica está ligada a umidade que produz, ao carbono que está retido nas árvores faz centenas de anos, e não ao ciclo diário de uso e consumo de oxigênio, cujos méritos permanecem com as algas marinhas. Visite essa entrevista sobre a amazônia e o clima para mais explicações. O oxigênio produzido na floresta não tem nenhuma importância para o clima, o que importa para o clima é o oxigênio "consumido" no desmatamento e queimada da mesma. Quem produz o nosso oxigênio são as algas. Veja em
http://www.valeverde.org.br/html/clipp2.php?id=2761&categoria=Biodiversidade
Bem, e eu tenho que ensinar os outros esse tipo de telepatia...
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei desse acontecimento
que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho
tinha uma pedra
(C. Drummond)
Antes que alguém pense bobagem, o título do post não é o título do poema...
"Os cacos da vida, colados, formam uma estranha xícara. Sem uso, ela nos espia do aparador" - C.D.