15 agosto 2007

9 dicas para aumentar seu pagerank e a única que você precisa.

Encontrei uma pergunta no grupo de ajuda do google que era simples, como aumentar o pagerank? Ela foi feita pelo Duarte do site: http://www.angracostaverde.com.br/ . Todos já conhecem parte da respostas:

As respostas que encontro pela WEB costumam ser as mesmas:

1- Consiga links relevantes apontando para seu site.

2- Crie um blog com conteúdo REAL de apoio com links para seu site.

3- Poste seus links em buscadores.

4 – Poste seu link quando fizer comentário em blog.

5 – Escreva notícias e artigos no seu site (com qualidade, por favor) e poste os mesmos em sites como o rec6, ou o digg.

6 – Responda perguntas de fóruns e post seus links com conteúdo que complementam essas respostas.

7 - Escreva artigos em sites de notícias como o http://www.comentarioeconomico.com.br/ ou o http://www.forumpcs.com.br/viewforum.php?f=106 e coloque seu link neste artigo. Claro que o artigo tem que ter haver com seu produto, senão seu link vai ficar meio perdido.

8 – Desenvolva parcerias e consiga que estes parceiros apontem links para você. Vale notar que como disse o Edney em parceria não é apenas trocar links. Ficar enchendo alguém para trocar links não é saudável.

9 – Crie um produto gratuito, por exemplo, um contador de visitas, que as pessoas podem por nas páginas e que contenha um link para seu site. Por exemplo, veja http://www.2w.com.br/contador-de-visitas-acessos-gratis.html. Note que o código gerado cria um link para a pagina do contador.

Algumas destas técnicas eu mesmo uso, outras eu evito. Acredito por exemplo que SPAM em sites alheios é sintoma de um péssimo SEO, e ficar postando seu link, sem ter nada haver com a página, ou com o contexto, não é algo que no longo prazo vai dar resultado. Pior que isso, só criar um robô que fica navegando e postando seu link em todos os “submits” que encontra por ai... Para estes lanço uma maldição: “que fiquem brochas e cornos”.

Por outro lado, isso tudo tem um alcance limitado quando falamos de pagerank...

Pense no seguinte: os sites de fluxo muito intenso não têm um pagerank assim tão alto, coisa de 6 ou 7... Mesmo o google tem pagerank entre 8 ou 9... Isso porque quanto mais cresce a web, menos importância relativa tem um site, e com o Adsense gerando renda, tem milhares de pessoas criando sites que não acrescentam nada todos os dias, diminuindo a importância relativa daqueles que acrescentam.

Meu ponto é o seguinte: O grande segredo para subir nas buscas não é enganar o buscador, forçando as técnicas descritas acima, mas sim apresentar o conteúdo que o internauta quer! Quanto melhor for um buscador, mais ele “parecerá” com um internauta. Faça o conteúdo para o internauta e você está a frente de quem apenas usa técnicas de posicionamento.

Vi o site do Duarte, e realmente ele não vai ter um pagerank alto. Quantos internautas estão interessados em alugar lanchas ou comprar casas em Angra?

Se o Duarte enchê-lo de fotos de mulheres nuas, isso vai aumentar sua visitação, mas será uma visitação que não interessa, pois nenhum destes quer alugar casa em angra. Então o que fazer? O meu ponto é simples... Duarte, o que você vende? Aluguel de casa na praia em angra. Faça conteúdo para quem procura por isso. Uma mapa de Angra pode ajudar, um portal com os eventos de angra, talvez fotos da praia, talvez depoimentos de quem já alugou estas casas. Talvez uma página falando dos bons lugares de mergulho em angra. Coisas que farão o internauta ficar mais tempo na sua página e não apenas um site que equivale a um panfleto eletrônico.

E finalmente, por falar em conseguir links, gostou deste post, eu agradeço muito um link para essa página.

59 comentários:

Anônimo disse...

São ótimas dicas, é sempre bom ler artigos com esse tipo de dica, ajuda a pessoa sempre a fazer as coisas da maneira certa.

É bom para mostrar para alguns que sempre tentar seguir os caminhos errados, tudo que você faz por meios errados, no final vai dar errado.

Esses posts são de de grande utilidade, conheci seu blog por um link que vc colocou num tópico da comunidade do ads no orkut, e através disso sempre tenho passado por aqui para "aprender" um pouco com seus posts, seu novato nessa área de ads e seus posts tem tido bastante utilidade para mim.

Abraço.

Anônimo disse...

Achei bem interessante sobre como as páginas começam a perder importância entretanto li em blog que o funcionamento do PR era calculado a partir de quantos links apontam para o seu site e seus respectivos PR sendo assim pouca importa se o número de páginas acaba crescendo.

De qualquer maneira, como você disse já conhecemos algumas delas, porem continuam tanto as novas e como as para os novos blogeiros.

Salomão disse...

Só esclarecendo que o número de páginas total da Web (ao menos as que tem algum pagerank) também entra no cálculo (claro no algorítmo original do google)... O crescente número de links existentes na WEB faz com que o peso relativo dos links diminua.. é gradual, mas ocorre. Meu site de empresa faz cinco anos tinha pagerank 6 (era maior que o do ITAU, pois comecei a pensar em pagerank em 2002). Hoje é apenas três, mas nada mudou com relação a posição nas buscas.
Abs.

Unknown disse...

Gostei das dicas, vou começar a usá-las no meu site...obrigado





www.anedotasemuitomais.blogspot.com

TiBrazil disse...

boas dicas sobre page rank
loja de informatica

Anônimo disse...

Ótima matéria sobre Page Hank, encontrei seu blog no google e já adicionei em meus favoritos.

www.mdesigner.com.br.

Claudio Santos disse...

Olá Amigo! Realmente muito boa sua explicação. Agora já sei como aumentar as visitas em meu site. Eu fazia parcerias apenas por ver outras pessoas fazendo e dizendo que aumentava visitas, mas não tinha noção do que era ao certo. Meu Blog tem poucas visitas e vopu colocar suas dicas em prática pra ver o resultado.
Grato,
http://fielpalavra.blogspot.com

Anônimo disse...

Gostei muito das dicas. Muitas delas já estamos a usar!

www.dotvilla.com

Anônimo disse...

pois bem, vou já arranjar maneira de aumentar o meu pr.
obrigadão pelo post

Anônimo disse...

muito bom seu "tutorial". Olha aqui meu site de games e jogos:


http://www.abelha.com.br/games

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas!

Rafael
http://www.guiavr.com

Salomão disse...

É engraçado, apesar do alto número de pessoas que lê essa página pouquíssimos fizeram um link para ela.

Anônimo disse...

Ola carlos interessante este post,
eu fiz um também mas com o boo-box.
espero que goste. abraços!
ahh pode deixar que eu vou linkar seu blog.

Anônimo disse...

nossa gostei muito das suas dicas, mas eu penso de uma forma diferente, sempre pensei no que os internautas mais procuram pela web, então desenvolvi um site ligado a tudo mais procurado, como por exemplo downloads gratis, posto diariamente pensando apenas nos visitante, discografias, filmes, jogos, programas, revistas adultas e sinceramente meu page rank não é tão alto, tento disponibilizar um otimo conteúdo, as descrições de tudo estão bem detalhadas fáceis dos buscadores encontrarem, mas por exemplo quando procura-se por discografias completas de A a Z o meu site é um dos ultimos a aparecer, então eu penso em uma forma de segurar e atrair mais visitantes, hoje a coisa mais procurada na internet é sobre o naruto, estou pensando em colocar tudo sobre o naruto, tento divulgar o site o maximo que posso. inclusive conversei com um amigo e ele disse que se no brasil todos fossem unidos e não pedissem limite de visitas diárias, teriamos os melhores website do mundo. bom num da pra entender mais nada, mas se é bom divulgar o link de acordo com a mensagem, quero disponibilizar meu link aqui.

http://www.ned4ever.kit.net

Anônimo disse...

é verdade tudo isto faça e aconteça
http://www.webvision.site90.net

Cristiano Lopes disse...

Matéria fantástica, aprendi bastante. Eu sou apenas um iniciante, que está ainda usando blogs do blogspot para aprender e, no futuro, partir para domínios próprios.

Museu da Propaganda
http://www.museudapropaganda.blogpsot.com

Blog da Aprovação
http://www.blogdaaprovacao.blogspot.com

Guia Eletrônico de São Caetano do Sul disse...

Boa tarde Carlos!

Sensacional o seu Post sobre esse assunto que é tão discutido e possui milhares de "pessoas que se dizem entendidas na área."
Na verdade para aparecer com destaque no Google é necessário que se prime pelo conteúdo postado, seja ele em um Site, Portal ou Blog.
Muitas pessoas buscam incansavelmente fórmulas milagrosas para aparecerem na primeira página, mas muitos nem sabem o que fazer quando chegarem lá.
Há dez anos iniciamos um Portal Regional sobre a Cidade de São Caetano do Sul e hoje temos mais de 5.000 visitas diárias.
Tudo que se procura na cidade através do CADÊ, GOOGLE, YAHOO, TERRA e diversos outros buscadores,
tem como resultado de busca nas primeiras posições, o nosso Portal.
Focamos sempre em oferecer informações corretas e atualizadas.
Valorizamos muito os nossos usuários e por causa deles,estamos aumentando a nossa audiência a cada dia que passa.
Aproveito a oportunidade para lhe convidar a conhecer esse nosso trabalho.
Ficaremos muito honrados com a sua visita e de todos os seus amigos.

Um grande abraço e que Deus continue sempre nos abençoando!

Sidnei Miquelin

www.saocaetanodosul.net

6 linhas disse...

Oferecer conteúdo apropriado, esta é a chave. Trazer o ambiente que o potencial visitante busca e satisfazer o canal - neste caso, o motor de busca - com palavras relevantes.

Tenho feito um trabalho direcionado à região de Blumenau - Santa Catarina, atendendo as empresas para as quais desenvolvo sites, disponibilizando uma breve explicação de sua área de atuação e mostrando seu site. Tem dado um ótimo retorno ações como as feitas para o Guia Fácil Listas Telefônicas (http://www.guiafacilnet.com.br/), empresa que disponibiliza telefones e endereços de pessoas físicas da região do Vale do Itajaí.

Outro exemplo de trabalho é a ação realizada junto à Baher Soluções em Corte e ergonomia (http://www.baher.com.br), empresa que fabrica mesas ergonômicas, equipamentos para corte e acessórios.

Além das ações junto aos clientes, mantemos nossos próprios sites, que explicam sobre os produtos e serviços que conhecemos. Meu blog da região de Blumenau - Santa catarina chama-se 6 linhas (http://www.6linhas.com.br) e tem falado, atualmente, sobre coisas como a enchente e os deslizamentos do Vale do Itajaí. É claro que com o tempo isso passa e voltamos a dar foco a assuntos positivos da região, como por exemplo a Oktoberfest, a produção têxtil e de software. Outro site, do meu sócio, é o www.gashapons.com.br, que mostra animes.

Obrigada mais uma vez pelas orientações, estamos certos que serão extremamente benéficas.

Abraços.

Anônimo disse...

Muito Bom Mesmo

Equipe Guia Fácil Lista Telefônica de Santa Catarina
www.guiafacilnet.com.br

Lucas Bezerra disse...

Ótimas dicas!
Vou tentar empregá-las mais.
=)

http://esperaemdeus.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito bom.
Usei algumas dicas e estou na primeira pagina quando se busca retrospectiva 3D.

www.fmgproducoes.com.br

Anônimo disse...

Só uma coisa Pr 3 eh bom ou ruim?
Meu site ve aew e responda www.baixecompletos.tk, mais uma coisa ter dominio .com ou .net ajuda nas referencias do google
Mnda essas respostas por email
markoto_leal@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom Dia,
Li seu artigo e achei muito interssante, estou começando com meu blog, depois de uma semana ele foi indexado pelo Google, porém pesquisando pelas minhas palavras chaves e títulos dos artigos ele não aparece nas buscas!! Tenho feito comentários em alguns blogs e deixando meu link, assim como pingbacks, além de seguir as dicas de SEO, como palavras chaves relevantes, palavras chaves em negrito nos textos, título da página, etc... porém ninguém me acha!!!
O que posso fazer? Isso é muito demorado mesmo? Agradeço
Info- Macross

Anônimo disse...

Olá Carlos
Obrigada pelo retorno...
Sempre esqueço do http...
O certo é Info Macross
mas se eu procuro pelo endereço do site www.info.macross.com.br no Google ele aparece... não entendo ...
Vou seguir sua sugestão.
Muito obrigada
Um abraço

Anônimo disse...

Muito bacana a explicação. Tenho um site de piscina e no momento tem pagerank 0. Vou seguir as sugestões e tentar aumentar o pagerank.

Gabriel T. disse...

Boa dica

Anônimo disse...

Olá gostei muito do blog e da dica que você deu , quero lhe propor uma parceria. Sou mágico profissional ha mais de 20 anos, trabalhei nos melhores circos e casas de espetáculo do mundo, e também em inúmeros programas de televisão brasileiros e internacionais. O único mágico brasileiro que realizou em várias partes do mundo, mágicas com tigres brancos, elefantes e leopardos africanos. Pesquisando na Internet percebi que centenas de pessoas diariamente buscam pela rede sites onde possam aprender mágicas grátis, mas como sites que realmente ensinem mágicas de graça é muito raro, resolvi de um tempo para cá, fazer vídeos onde ensino muitas mágicas legais e de graça. Muita gente tem procurado meus vídeos pela Internet a fim de aprenderem essas mágicas. Eu mando os vídeos para você publicar no seu blog, assim ele vai ganhar muitos acessos por causa dos vídeos e vocês me da um link.
Entrem em contato comigo, abraço.
mr@magicorichard.com.br
Show de mágica – clique aqui e aprenda mágicas fantásticas com o mágico Richard - Show de mágica, para adultos e crianças

Anônimo disse...

Dicas excelentes, já vou colcoar em prática no meu site:

www.footbrasil.net

Valeu !

Anônimo disse...

Gostei muito do post, vou recomendar!

Anônimo disse...

Ótimo post, vou ler sempre...

downloadz disse...

OLa

Seu site ta showw kraa

visita o meu site de cds

http://www.baixakicds.net/

Anônimo disse...

gostei muito da forma com q descreve sobre page rank.
estou fazendo um blog que funciona como um guia turistico da costa dos coqueiros, assim como o duarte tenho alguma duvidas. Gostaria q desse uma olhada e me fale o q achou, estou precisando de críticas.

parabéns pelo belo trabalho

Anônimo disse...

Muito util essas dicas.Tenho interesse em aumentar meu pagerank,mais também é uma coisa que exige muita paciencia...

Anônimo disse...

Ótimo post, eu estava fuçando na internet sobre pagerank, adsense e bla bla bla.. Pq eu fiz um site daqueles FREE (http://50webs.com) sem custo nenhum (tambem sem suporte algum, mas enfim.) Eu não tenho curso de webdesigner, apenas tenho o pacote da adobe(Dreamweaver, fireworks..) Então, esse seu post ajuda mtooo, mas muiito qm ainda nao sabe nada ou até qm ja ta na web a um bom tempo, como o caso de alguns comentários acima..

Meu site ainda ta em "sandbox" um amigo meu ta montando uma lan house e eu resolvi me meter a fazer um site pra ele..

Vou seguir as suas sugestões a respeito de botar matérias relevantes ao meu conteudo como vc sugeriu ao Duarte.

São pessoas como vc que a Web necessita mais, pessoas com ideias construtivas e com espirito de apoio aos que ainda estão inciando.

meus agradecimentos a você.
um grande abraço.
Paulo

10 Brasil Artes e Criações disse...

Esse problema de posicionamento em site de busca é muito complicado, já muito, fá fiz muitas atualizações em meu site e o máximo que consegui foi o pagerank 2, venho sempre buscando informações sobre o assundo, ultimamente encontrei dois sites muito interessantes que fazem avaliação do código fonte do site, são eles www.seomaster.com.br e http://website.grader.com, já fiz algumas moficações em meu site com base nos mesmos e agora estou esperando o resulta.

Marcelo disse...

Carlos, muito interessantes seus comentários. Estou adicionando aos favoritos para futuras visitas... aproveitando segue meu site:
www.cartaofotografico.com

Cássio F. disse...

Vale adicionar a mensagem que o pagerank não tem atualização diaria, semanal ou mensal. Ocorre na verdade a cada 3 ou 4 meses

Cássio F. disse...

Vale adicionar que o sistema de atualização de pageranks ocorre a cada 3 ou 4 meses

Márcio disse...

Eu sempre falo isso para colegas webmaster´s, fazer conteudo com qualidade é melhor do que driblar as ferramenta de buscas....eu desenvolvi e pus no ar o Portal HeRo com várias coisas de Utilidade Pública...logico que pager rank alto é massa, mas ter visitantes fieis que voltam ao seu site com frequencia é melhor ainda! praticamente fiz uma familia no Portal hero, alguns visitantes que postam la eu ja sei o nome de "có" acabaram se tornando amigos! Gente façam sites com qualidade e se quiserem parcerias podem contar com o Portal HeRo!

Anônimo disse...

Conteúdo de qualidade é sem dúvida o ponto principal para um blog ou site crescer.
Se não tem qualidade de nada serve, e vai ser só mais um dentre os milhões da net.
Temos que marcar.

Tiago Pelais disse...

Muito Boas as Dicas, parabens!






www.webvision.hbe.com.br

Marifreza disse...

Ótimo post, acredito que a maioria do pessoal vem lutando para ganhar o 1° ponto no page rank, e seguindo seus conselhos fica impossivel não dar certo!


www.marifreza.com.br

Unknown disse...

Muito bom este post. Vou aproveitar e exercitar uma das técnicas postando meu link aqui.

www.internautascristaos.com.br


Obrigado pelas dicas.

Giuseppe Bitencourt disse...

Muito bom o artigo, realmente aqueles robos que ficam postando link em comentários de blogs enche o saco, estou tentando aumentar o page rank domeu blog, mas com seu artigo percebi que não é tão fundamental como eu imaginava, um conteúdo bom da muito mais visitas.

http://importpost.blogspot.com/

Glauco Danilo disse...

Valew Pela Dica !

www.glaucodanilo.com.br

Desenvolvimento de sites disse...

Mto bom...


Valeu


http://www.webvision.hbe.com.br

Lucas César disse...

Gostei do Post

Victor Soares///Julio Cesar disse...

um post assim vale apena ler !!

http://powerfuldowns.blogspot.com/

Anônimo disse...

Gostei muito ótimas Dicas, To Procurando parceria para meu blog se alguem se intereça entre em contato.

www.palavrananet.blogspot.com

Marvyn DiaS disse...

Como assim comentar aumenta o pagerank? http://cardeget.co.tv

Anônimo disse...

Boa, captei a mensagem subliminar

Felipe disse...

Olá gostei das dicas para aumentar o PageRank.

http://www.monstevolution.net/

Agnaldo nascimento disse...

muinto bom amigo ta uma polemica danada esse negocio de page rank ta igualzinho ao feeds eu nem sabia o que era isso mas de tanto blogar descobrir ate tenho e uso bastante ,quando termina ,vem outra novidade que e esse tal page ranks,tenho um blog de games mas não encontro a palavra chave do meu blog não seio como ver eo http://www.guinhogames.com

Safari disse...

Interessado os comentários dentro do post. Há fórmulas implicitas bem voltadas ao marketing e ainda há aquele preceito que todos deveriam saber quando se trata de produção intelectual de conteúdo significante. Acredito que o grande crédito deva ir realmente ao SEO por contextualização, ou seja, palavras chave no título e no texto. Muito bom. Parabéns

Prazeres SexShops disse...

Estou plenamente de acordo com o artigo que escreveu. Estou a tentar aumentar o page rank do meu site e seguirei seus conselhos.
http://encontros-sexshop.com

Multcarpo disse...

Interessante!

Raphael Chespkassoff disse...

Muito bom o post. O meu site é o http://www.tvboituva.com.br/ To trabalhando pra ele passar alguns sites no google e to conseguindo da forma correta sem infringir regras do google.

Abraços.

BluPix disse...

Muito bom, com suas dicas estou na primeira pagina em retrospectiva com o site www.retrospectivas.com.br, em foto e filmagem www.blupix.com.br, quando se busca filmagem aérea www.blupix.com.br, quando se busca Piso interativo ainda estou na segunda pagina, mas aos poucos sei que vou estar entre os primeiros no restante das palavras:
Foto, Filmagem, filmagem aérea (com camera voadora), filmagem 3d, retrospectiva, retrospectiva 3d, piso interativo, projeção mapeada, ator virtual entre outros.
Obrigado pela dica, o www.blupix.com.br agradece e indica a todos.

Marcos disse...

venho lendo sobre seo/pagerank ha uns 15 dias, esta foi a melhor abordagem sobre o assunto.