Mostrando postagens com marcador polemica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador polemica. Mostrar todas as postagens

31 maio 2015

Sobre aquele 1%... (ou sobre os outros 99%).


Novamente leio que para cada bilionário, há 670 mil pessoas na extrema pobreza. A informação é apresentada como se uma coisa fosse completamente vinculada a outra... como se os ricos causassem os pobres. Na verdade, eu também passei muito tempo achando que o segredo da vida era pegar a riqueza e dividir. Que isso por si só, resolveria os problemas do Brasil.

Proponho então um exercício mental, para compreendermos o que realmente estamos falando.

Vamos encarar a situação do homem mais rico do mundo, o sr. Bill Gates. Chegou a hora de distribuir a riqueza dele...

Ele é um super bilionário pois é dono de uma fortuna em ações da Microsoft. Vamos então hipoteticamente confiscá-las e distribuir essa riqueza?
O que se faz com "ações da Microsoft"? Podemos vendê-las na bolsa (mas isso não faz muito sentido se o objetivo é reduzir o número de pessoas que são "proprietárias")... além disso, o confisco, e a venda jogariam o preço das ações no chão (você colocaria seu capital em algo que os governos decidiram tomar?)... Será que o ativo avaliado em 200 bilhões, agora valeria quantos bilhões? Digamos mesmo que se faça algo ainda mais simples... entregar as ações para as pessoas, individualmente, dando a posse de algumas ações para cada um. Não tentariam todos transformar isso em dinheiro? Se há uma avalanche de ações no mercado, o preço não desaba? E se, ao contrário, elas apenas "guardarem" as ações, que diferença isso fará para os beneficiados pela distribuição.  A Microsoft é dona de terras? De ouro? De poços de petróleo? O que estamos "tomando", se pensamos em "distribuí-la"?

Bem, então o segredo talvez seja apropriar-se  da empresa em si, e não somente das ações.... Os governos tomariam para si a Microsoft e se preocupariam em gerir a empresa, em garantir seu sucesso e em distribuir os lucros anuais entre as pessoas que precisam (note que já não estamos mais distribuindo os bilhões do Bill Gates, mas apenas o seu lucro). Pegadinhas: Os lucros provavelmente cairiam... empresas geridas pelo estado são menos eficientes que as privadas, produzem bem menos inovação, e ainda são frequentemente pilhadas pelos gestores (ilegalmente, mas também legalmente, pois os salários pagos são concentradores de renda (os funcionários públicos brasileiros ganham bem melhor que a população média e muitas vezes acabam virando exatamente essa casta* que os discursos contra a desigualdade querem combater)).

Então, se parece arriscado distribuir os resultados financeiros, poderíamos distribuir os produtos da microsoft de graça.... mas já não é isso que faz o pessoal do Linux?

Puxa, o concorrente entrega o produto de graça?!?


E ainda assim o Sr. Bill Gates consegue uma empresa lucrativa?!?! Como??!
Pense sobre isso por um segundo... Será que a empresa dele só é o que é porque "explora os trabalhadores"?

O verdadeiro segredo é a inovação... constante busca das empresas privadas, pressionada pela lógica do lucro. A inovação muda o mundo e melhora a vida de todos... gerando lucros absurdos para os "capitalistas". A verdade é que a inovação capitalista fez muito mais pelo mundo do que todas as tentativas de melhorá-lo pela distribuição de riquezas. Foi o avanço capitalista na área de computação e telefonia que permitiu as populações rurais ter um telefone (e vem permitindo também um Smartphone com acesso a educação gratuita) e não a preocupação dos governos em distribuir dinheiro ou falar em banda larga para todos.... Na mão dos governos telefonia era uma catástrofe.**


O mérito é muito maior para quem busca melhorar os produtos e entregar as pessoas o que elas querem, do que para quem "acha" que a população precisa disso ou daquilo e tenta suprir essas demandas via impostos recolhidos exatamente de quem produz.

Finalmente, o Sr. Bill Gates, além dos impostos que paga, distribui 3 bilhões todos os anos (um valor muito próximo do lucro que obtém), para o combate a malária e outras doenças tropicais em países extremamente pobres. Vc realmente acha que esse arranjo está ruim? Realmente as pessoas acreditam que é a existência dos ricos que produz os pobres? O mundo estaria melhor sem Bill Gates?
Ele deve ser excessão... vejamos o resto da lista de bilionários:

O mundo estaria melhor sem eles?
Sem os criadores do Google (e sem o Google)? Sem o Wal Mart? Sem as companhias telefônicas mexicanas? Sem a Amazon? Sem a Oracle? Sem o Carrefour? Sem a Blomberg?

Essas são as empresas dos maiores bilionários do mundo. Como dividir a riqueza que representam suas ações? Quanto vale uma rede varejista gigante sem a constante preocupação de torná-la a cada dia melhor para quem compra por lá? Quanto vale a Blomberg sem o capital humano que a compõe? E o Facebook?

O problema do mundo não é a existência do bilionário... O problema é transformar os 670 mil na pobreza em pessoas capazes de fazer parte do grupo mais bem remunerado. Até sou favorável a mais impostos sobre "propriedade" (em especial improdutivas e heranças), mas vamos entender como funciona o jogo... vamos entender que quando se aumentam os impostos sobre os ricos, na prática aumentamos os impostos sobre as empresas dos ricos, e aumentar o imposto sobre o Carrefour ou sobre a Telmex, na prática é aumentar os preços dos produtos consumidos pelos pobres. Vamos entender que o bolsa família é legal (e é mesmo), mas quando o pessoal fala em redistribuição, muitas vezes vende uma ilusão, que serve para que uma parte da elite (em geral no governo), sugue mais um pouco a economia em proveito próprio.



*Claro, o funcionário público tem mais estudo que a população média também. Em resumo, eles são a elite, mas afinal, estamos querendo um mundo sem elite, ou não?



**É interessante notar que atribui-se a um russo, em plena união soviética, a invenção do celular... Leonid Kupriyanovich. Mas inovar não é apenas inventar, mas por seu produto a prova em um sistema de concorrência econômica.Foi o sistema de recompensas monetárias do capitalismo americano que levou a disseminação do celular no mundo e não a paixão socialista do lado soviético. 

20 setembro 2009

A média é mediocre...


Fatos:

- No clube da Lógica do orkut, o pessoal tem sistematicamente assassinado o português, e muitas vezes a lógica.

- Conversando com alguns alunos do preparatório para o mestrado, descobri que eles leêm em média 2 livros por ANO. PREPARATÓRIO DO MESTRADO!

- Na USP, alguns candidatos a reitor são a favor do EAD, contanto que os alunos recebam diplomas diferentes daqueles que fizeram curso presencial.


Dá-lhe Laerte.

28 julho 2009

Homossexualidade é doença?


Recebi email pedindo pela liberdade de expressão de Rozangela Justino (no link você pode ver algumas das bobagens que ela defende).

Particularmente sou sempre a favor da liberdade de expressão.. para mim, tudo pode ser dito.


Entretanto as pessoas devem arcar com as consequências do que dizem... Se acuso alguém de ladrão posso ser condenado por difamação (se não provar a acusação). Se digo que os negros deveriam ser exterminados, posso ser acusado de racismo... Assim, nem tudo pode ser dito, sem consequência.

Afinal, homossexualismo é doença mental? Que diferença faz?


A esquizofrenia paranóide é uma doença mental, e a sociedade diz que o doente deve ser tratado, independente de sua vontade.. dá para entender as implicações de tratar algo como doença mental?

Sobre a cura dos homossexuais, recomendo a história do matemático Alan Turing...

Esse é o homem que inventou a computação, propôs a inteligência artificial, e quebrou os códigos secretos de guerra nazista (dando vitória aos aliados). Ele deveria ser visto como um herói pelos americanos e britanicos, e como um gênio pela humanidade, pela contribuição que deu, não é mesmo?
Ele terminou se suicidando porque foi condenado pela sociedade americana corte inglesa nos anos 50 a tratamento hormonal para curá-lo do homossexualismo. Ai fica fácil entender a posição dos homossexuais e porque não querem que alguém acredite que podemos "curar homossexuais".

03 julho 2009

Cogito ergo Sum!

A tradução mal feita pegou quase todo mundo, mas Descartes nunca disse "Penso, logo existo".. Ele disse "Duvido, logo existo." Esse detalhe sutil faz toda a diferença e resume porque tem um monte de gente na acadêmia que não sabe o que é fazer ciência! Eles acham que o mestrado / doutorado é lugar para PENSAR, e não para TER DÚVIDAS!

DÁ-LHE LAERTE:


Fonte: http://verbeat.org/blogs/manualdominotauro/

10 novembro 2008

Quer difamar alguém, use o blogger

É um absurdo, duas políticas do google, em associação, permitem que um usuário posso difamar quem quiser sem qualquer risco.

Veja a politica do google (Blogger) sobre blogs difamatórios:

Defamation, Libel, and SlanderGoogle does not remove allegedly defamatory content from http://www.google.com/ or any other U.S. dot com domains.
US domain sites such as Google.com, Blogger, Page Creator, etc. are sites regulated only by U.S. law. Given this fact, and pursuant to Section 230(c) of the Communications Decency Act, we do not remove allegedly defamatory material from U.S. domains. The only exception to this rule is if the material has been found to be defamatory by a court, as evidenced by a court order.
The language of Section 230(c) of the Communications Decency Act fundamentally states that Internet services like Google.com, Blogger and many of Google's other services are republishers and not the publisher of that content. Therefore, these sites are not held liable for any allegedly defamatory, offensive or harassing content published on the site.
Please note that Blogger does not remove blogs for containing insults or negative commentary. While blogs that contain such content can be distasteful, Blogger is not in a position to arbitrate disputes.

Em resumo eles dizem que não tem nada haver com difamação e não tiram blogs do ar.
Entretanto, eles também garantem a privacidade do autor e seu direito a permanecer "oculto". Milhares de perfis são "privados" e pouco dizem sobre o autor dos posts. Fica muito fácil para o autor fazer acusações falsas e se manter anonimo, protegido pelo google (que estranhamente não tem qualquer preocupação com o risco de alguém agir assim).

Pelo texto, a menos que você tenha uma ordem de uma corte americana, o conteúdo fica no ar.

Onde está o ministério púlico?

30 setembro 2008

Parceria: O mundo é dos espertos.

Tem gente que acha que ficar rico com adsense é fácil. O texto do João (TUDO GRÁTIS) diz que Não é moleza ganhar dinheiro com blog. Ele tem toda a razão... Mas o pessoal pira e acha que adsense é só questão de copiar conteúdo na web e encher a página de anuncios, fazer umas parcerias vagabundas e contar os cobres.... vai acabar como o Jr. do adsense em quadrinhos.

Tadinhos. O próprio João tá ganhando esse link ai, mas não sei se merecia, pois faz um monte de troca de links, mas usa redirect (passe o mouse sobre o link no blogroll dele, e verá que o link é para uma página do usercash e não para o site parceiro, é uma forma de faturar uns cobres), e com isso não gera Pagerank para o linkado... Acho que ele faz isso por ignorância mas tá cheio de gente que faz de sacanagem.. de um jeito ou de outro tá prejudicando "as parcerias na base de trocas de link..." fica ai a questão.
Depois o Diário de um blog escreve que o pessoal não faz parceria na web. Por que será?

Alguns me vieram com propostas de parceria para colocar link no blogroll. Você colocava e passados dois meses, o cara tirava o seu link do site dele... assim ele ficava com seu link, e vc ficava sem nenhum... GENIO DO CRIME?? Outros me propunham parceria e colocavam "no follow" no comando href... o que fazer nestes casos?? Se você reclama o cara ainda é capaz de vir aqui e te expulsar do adsense gerando cliques inválidos.

Houve uma época em que fiz vários posts sobre como melhorar pagerank e como fazer parcerias inteligentes. Nestes textos linkava para outros textos como acabo de fazer... Neguinho lê e NUNCA FAZ LINKS de volta.. depois fica choramingando pelos cantos..

O SEGREDO DA WEB É LINKAR PARA AQUILO QUE VOCÊ ACHA INTERESSANTE.
Se fica todo mundo nessa briguinha de tentar conseguir um link para aumentar o pagerank e depois não retribui, seu blog vai virar pó.... O próprio google tem considerado no pagerank não só o que há de links para você, mas também para o que você linka... Isso quer dizer que se você não tem links apontando para fora, seu pagerank pode estar sendo queimado...

Quer fazer parceria comigo, o jogo é o seguinte... me manda seu blog.. eu leio e se for interessante volto sempre (como faço com o blog do Celso Bessa, que tem sempre algo genial, como esses quadrinhos), se tiver haver linko para você no meu texto. Se não tiver nada haver comigo, fica por isso mesmo... Se por outro lado, você gostou deste ou de outro texto do meu blog... faça o seu link.

Apareça, comente, me faça feliz... quem sabe farei você feliz também.

28 maio 2008

Programa de pontos Itau - uma fraude?

Pois é, faz dois anos comecei a usar o cartão coorporativo do ITAÚ. Como ouvia dizer que programas de pontos são uma ótima pois dão milhagem, ingressei no do ITAUCARD. O custo é de 8,90 por mês.

Bem, após dois anos, tenho 5.800 pontos no programa, o que significa que gastei 5.800 U$ (doláres) no cartão neste período. Fui ver os prêmios a que tenho direito.

Uma assinatura da revista Info, ou da Revista Boa Forma ou ainda da Revista Playboy por um ano. Essas assinaturas me custarão algo em torno de 5500 pontos (me deixando com quase 0 pontos).

O custo de uma assinatura destas é 94,00 (Boa Forma) 131,00 (Playboy ou Info) - Acabo de ver no site da Abril.
Bem, paguei para participar do programa de pontos 8,90 x 24 meses = 213,60 Reais.
Agora estou sendo roubado pelo Itaucard? Ou não?

Conclusão: Pilantragem da grossa!
Mesmo se eu gastasse 2000,00 reais por mês no cartão. Teria acumulado em 2 anos, algo como 24.000 pontos (pois o dólar estava na média de 2 reais neste período) o que dá direito a um
MP4 Digital Player 1GB Elgin. Esse aparelho pode ser adquirido por 159,00 no Buscapé.
Amanhã mesmo cancelo minha participação no programa.

O programa só fica interessante se você gastar mais de 5000,00 Reais por mês no cartão, e mesmo assim, nestes dois anos, você terá ganho apenas uma mini geladeira de 570 Reais (53.000 pontos), e terá pago 213 Reais para participar do plano. Enquanto isso, a operadora do cartão vai levar 3% do valor das operações realizadas via Cartão, o que dá 3.600,00 Reais.

13 agosto 2007

Pornografia, conteúdo impróprio e AD sense




Recebi um e-mail da equipe do Adsense. A advertência pedia que eu retirasse o conteúdo "impróprio" de uma das páginas do meu site. O curioso, é que na página, existem quatro desenhos de cartoon e um cartoon erótico. O objetivo da página era exatamente mostrar que nossa cultura se choca mais com sexo, do que com a violência.


Veja a página inapropriada, já sem o cartoon do patolino "mandando brasa"...

Agora, veja a página http://fatosefotos.com/?cat=9 , certamente isso sim é algo que eu gostaria que meus filhos não vissem, mas lá está a propaganda do adsense. O google surta com sexo, mas passa tranquilo com a violência! Seriam capazes de censurar as fotos de Abu Ghraib porque os prisioneiros aparecem pelados, mas nunca pela brutalidade. Quem ai não viu "os carbonizados da TAM"? Por um lado isso é notícia, por outro, uma realidade crua com imagens "desnecessárias", que alguns usam para faturar no Adsense... O melo fez um interessante comentário sobre isso.

Também existem uns doentes que ficam correndo atrás de tudo que é imagem de violência ou temas ligados à trágedia.
Vejam um texto sobre isso da anita. Sei lá, será que eles são menos ameaçadores que os internautas em busca de sexo? Não estou nem entrando na discussão dos limites entre o que é e o que não é apropriado. Afinal, uma foto de nu artístico é ou não aceitável? E a playboy? E o quadro abaixo de 17 milhões de dolares com a Kate moss nua? Isso é aceitável? Na minha opinião, o umbigo acima é puro sexo... como o google (ad sense) vê isso?