06 agosto 2007

Troca de Links - O que considerar.


Tenho visitado diversas comunidades (orkut, rec6, via6, grupos de ajuda do adsense, entre outros), em que pessoas propõe a troca de links e oferecem seus sites ou blogs para tanto.

Isso ocorre por duas razões fundamentais:

1 - As pessoas esperam trocar visitas, esperam que quem está navegando "perdido" por ai, poderá se interessar por seu site, e dar uma visitada no mesmo...

2 - As pessoas se interessam pela valorização do pagerank e outros algorítimos de busca.


Assim, resolvi explicar um pouco mais como funciona o Pagerank, veja o esquema abaixo, cada bola representa uma página da WEB. As páginas da mesma cor representam páginas do mesmo site, as cores diferentes são sites diferentes:




Se nenhuma das bolas recebesse links, todas teriam a mesma importância. Na web, há milhares de links, e o pagerank considera os mesmos para avaliar se uma página é importante. Na imagem, a bola maior representa o site mais relevante do esquema, pois apresenta diversos backlinks (links de outras páginas apontado para a página dele).

No entanto, os backlinks não tem todos o mesmo peso. Quantos mais links entram em uma página, maior sua relevância, mas se esta página "mais relevante", aponta para outra, essa indicação é mais valiosa do que as das outras páginas. Assim D apontando para G, faz com que G tenha um peso muito grande, mesmo tendo apenas um backlink, como a página C, que tem um backlink pouco relevante.

AS PARCERIAS

O número de links que saem de uma página também deve ser considerado. Quanto mais links saem de uma página, menor o peso relativo de cada um deles. No nosso esquema, vemos que o Site Rosa fez uma parceira com o site Laranja (através da página A), mas sem saber, ele pode estar transferindo mais "valor" do que recebe, apesar de ambas terem a mesma importância. Isso ocorre porque há quatro links saindo de A e apenas dois saindo do site Rosa. Por outro lado o site rosa está recebendo mais "valor" do site amarelo, já que o amarelo recebe um link a mais apontando para sua página de parceria (mesmo sendo um link interno).


Também os buscadores não gostam de páginas com mais de uma centena de links e desconsideram os mesmos, no nosso esquema, isso é representado pelo site F, nesse esquema, nenhum dos links que sai dele tem valor (é uma página inválida). Há boatos que se seu site está listado por sites assim, é possível que você seja penalizado. Na mesma linha você também não quer backlinks de sites de conteúdo adulto, e especialemente ILEGAL.

Veja o esquema abaixo agora:



O site Azul fez uma parceria com diversos sites, e certamente isso é melhor do que não fazer nenhuma, como o site cinza. No entanto, ele acha que seu melhor parceiro é o site verde, que tem um belo pagerank, mas não prestou atenção, que a página de parcerias do site verde tem pouca importância, e não deve fazer grandes diferenças em seu posicionamento nas buscas. Isso não o prejudica, mas muitas vezes sites oferecem parcerias "somente com sites de pagerank igual ou maior", mas pagam com moeda pobre, ou seja, com links de uma página de pouco peso. LEMBRE-SE o Pagerank vale para a página, não para o site. No esquema, ele deveria ficar mais feliz com o site amarelo, que lincou-o de uma página de igual importância.

Finalmente, a troca de links pura e simples é "mal" vista pelo google, e ele tira peso dos links que apontam entre si (isso também ainda é boato). Não há certeza se ele verifica se a troca acontece entre sites, ou entre páginas, mas há uma certeza, o link unidirecional do site laranja para o azul escuro, vale mais do que a troca de links do site laranja para o azul claro.

É certo também que há outras coisas sendo consideradas nos links... eles nascem todos em blogs? Há domínios como .org .com .net .edu .gov apontando para a página. Alguns destes valem mais do que outros (.edu por exemplo, vale mais qu .org e que .blog ou .blogspot.com)

Finalmente lembro que o google em suas diretrizes, considere a troca simples de links sem relação como "esquemas de troca de links", que podem prejudicar a sua classificação:

Entretanto, alguns webmasters atuam em esquemas de troca de links e constroem páginas exclusivamente para as referências cruzadas de links, desconsiderando a qualidade dos links, das fontes e do impacto de longo prazo que isso terá nos sites. Isso vai contra as diretrizes do Google para webmasters e podem ter impacto negativo na classificação do site no resultado das pesquisas. Alguns exemplos de esquemas de links são:


- Links com intenção de manipular o PageRank ;
- Links para spammers e "más vizinhanças" na web;
- Esquemas de troca e direcionamento recíproco ("Direcione seu link para o meu site que eu direciono para o seu.");
- Compra e venda de links.

Não sei se ajudou. Se gostou, me faça o agrado de um link apontando para essa página, como eu faço para as que eu gosto (por exemplo, saiba mais em http://www.googlando.com.br/). Isso é a melhor parceria que pode acontecer na WEB, a parceria de conteúdo relevante.

Nenhum comentário: