26 julho 2007

Bloquear quem divulga o telefone no ADSENSE: o lado do anunciante.


Deparei-me no blog "lucrando com a rede", com uma lista de empresas que o autor sugere que você bloqueie, pois usam "propaganda com o telefone no adsense". O blog é do Janio Sarmento, e ele é bom para por a boca no mundo. Na matéria, ele chama os anunciantes "espertalhoezinhos" (sic), "fofuxos", "esse tipo de gente"... depois diz que clica de propósito nos anúncios com telefone, só para sacanear (o que prejudica todo mundo, pois quanto mais cliques sem sentido na web, menor o retorno do anunciante, e portanto menos ele vai pagar pelos cliques... curva de oferta, mas ai teria que dar uma aula de economia). Descobri, que vários blogueiros reclamem da prática do telefone. O contraditorium e o Doufer por exemplo.

Como o blog só ganha se o internauta clica, eles se sentiram sacaneados, pois o internauta pode achar a loja sem clicar. Na prática ele também pode ler o link e digitar e o blog também não ganha nada, mas acho que ninguém faz nenhuma destas coisas... ou seja, acho que como eu, a maioria clica se tem interesse no anúncio.
Acho interessante a iniciativa de bloquear quem divulga o telefone, mas realmente se é essa a sua proposta, é melhor avisar os anunciantes, eles talvez tomem consciência que isso é prejudicial ao blogueiro, e tirem o telefone… Por que digo isso? Bem, porque minha empresa está na sua lista, e eu nunca havia pensado nisso, até porque quando eu comecei a anunciar no google ainda não havia essa coisa de rede de parcerias, e meus anuncios são mais velhos do que a tal rede… então eu poderia até estar enganando o google (que nunca reclamou disso, inclusive quando questionado pelo blog contraditórium, ao contrário do Yahoo que sempre proibiu essa prática) mas certamente não estava enganando um pobre coitado dono de um blog.
Agora que sei que isso incomoda, vou tirar o telefone. Te adianto por outro lado, que a vida de anunciante no google não anda muito fácil, os esquemas para fraudar o adwords estão correndo soltos, os blogueiros clicam nos anúncios dos blogs dos amigos, só para o cara faturar, e os anunciantes não tem uma “comunidade” para se defender. Quem passa mais tempo na web anda clicando em qualquer anuncio, tenha ou não interesse, só para outro faturar. É dinheiro de pinga para uma SKY ou para um banco fazer propaganda no adsense, mas para o anunciante pequeno a grana é contada. Cada vez está mais caro anunciar, e cada vez tem menos retorno… O google pode pagar poucos centavos, mas para o anunciante o clique custa no mínimo 0,05 centavos e em média, 0,20. Bem baixa efetividade faz com que o anunciante considere gastar o dinheiro dele em outras mídias, tive um bom retorno com os postais de balada da Jokerman por exemplo.

Além disso, é legal o blogueiro entender que o anunciante do google é em última análise um dos seus clientes, aquele cara que teoricamente você tem que tratar bem… então, se você está se sentindo sacaneado por ele, melhor comunicar do que boicotar sem falar nada. Tenho certeza que a imensa maioria da lista do lucrando nem sabe que essa discussão existe, eu só vi isso porque comecei um blog. Por que não levar essa questão ao google? Porque não ligar para o anunciante e falar isso para ele?
Segundo, de um certo ângulo, vocês têm razão, mas veja a coisa do outro ponto de vista. Tenho acesso aos dados, posso comparar o número de ligações que recebo com o número de cliques, e garanto que para cada 100 cliques, recebo apenas uma ligação, de cada 10 ligações só uma gera venda…. deveria me sentir sacaneado e pagar apenas aos cliques que geram ligações que geram vendas?! Tentei anunciar o livro do meu tio pela WEB, como o tema era Cuba, coloquei o livro lá… Bem, gastei 200 dólares em cliques na propaganda, e não vendi um único livro (que custa 15 reais).

Veja só, meu site é a primeira coisa que aparece na busca pelas palavras que me interessam, pois tem conteúdo relevante para quem está preocupado com o que eu vendo. No entanto, os links patrocinados aparecem na frente e assim, eu acabo tendo que pagar para aparecer neles também. Muitas vezes, o google fatura as minhas custas, pois o internauta clica no link patrocinado sendo que o que ele estava procurando era exatamente a minha empresa. Já peguei até minha mãe fazendo isso... ai expliquei a ela que eu pagava quando ela clica no site da minha empresa na área de links patrocinados. Isso nos faz considerar técnicas de otimização dos anúncios, e o telefone, para mim, era uma delas. Os blogueiros por acaso não usam técnicas para aparecer na frente em determinado assunto, só para conseguir cliques, não trocam indicações para aumentar o Pagerank… é do jogo. Não quer dizer necessariamente que eu sou um filho da puta, como pensam alguns.

Assim, da minha parte, decidi tirar os telefones dos anúncios do adsense parceiros, mas já que o google não se opõe, vou manter essa prática nas buscas, porque ai, o cara está atrás de mim mesmo...
Não sei se isso valerá a pena para mim, pois todos os dias eu estouro o meu orçamento de cliques em sites afiliados, e assim, se têm gente que aceita os meus anúncios com telefone (note que eu tenho um blog e aceito anúncios com telefone), porque deveria me preocupar com os que não aceitam… se meu orçamento começar a sobrar, ai eu certamente precisarei pensar nisso.
Esse é o jogo econômico, assim como não sou obrigado a anunciar no seu site, você também não é obrigado a anunciar o meu. Mas eu vejo os blogs como parceiros, e se eles estão chateados, vou acertar as coisas.

Bem, fica ai o conselho.. avise o anunciante que você se sente sacaneado, porque ele é seu parceiro, e não está sabendo disso… Estou retirando os telefones dos anúncios de sites afiliados, devo resolver isso em umas 48horas. Pode tirar a http://www.centraldeensino.com.br/ da sua lista.
Valeu, agradeço, e se leu isso tudo, parabéns. No mais, "pense em mim, liga para mim..."
Abraços.
Carlos

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá...

Li seu texto...

No mais sou editor do adsense, e sempre me coloquei no lugar dos anunciantes...sei que quem paga são vocês, e não o google...

Acho muito interessante você participar da comunidade do orkut sobre adsense, tem muito editores lá, e a alguns meses atrás, estava em pauta uma discussão sobre esse assunto de bloqueio de anuncios com os telefones...

Seria muito interessante ter um cara que participe lá, e que seja anunciante, pro pessoal conhecer o outro lado da coisa...

[]s

Salomão disse...

Vou aparecer lá... valeu.
Abs,

Anônimo disse...

Valeu a dica. Eu sucumbi ao AdSense por ser um site e ter investido muita grana nele.
Não, Carlos, não é queixa, porque é minha realização pessoal e da minha família (minha irmã, outro dia, me mandou um e-mail (morrendo de orgulho) e falando que buscou sei lá que palavra no google e me "viu" na primeira página. Mas, que o investimento é muito grande, é.

Beijos

p.s. O que significa, no Via6, post duvidoso??? Hoje entrei lá e vi o post que vc indicou com algumas indicações com esse report...

Salomão disse...

Sandra, Post duvidoso é quando outro usuário acredita que há dúvidas quanto a veracidade das informações apresentadas no post. Procurei a notícia que está apresentada como duvidosa, mas não achei... qual é?