23 abril 2007

SEO - MOB - O pagerank e sua importância.

O paper de Sergey Brin and Lawrence Page, escrito antes de 2000, descreve a forma como medir a relevância de uma página ( e não de um site como muitos pensam) e propõe uma ordem de importância. Daí o conceito de "ranqueamento" e a idéia de "pagerank", que nada mais é que um índice (um número) que o google aplica com a nota da importância da página na WEB. Ai começam a surgir os mitos, por exemplo o explicitado nesta pergunta do google groups:

Amigos, pode parecer coisa tola para alguns, mas o que seria um bom pagerank?
Meu site, no googlando tem pagerank 3/10, isto seria ótimo, bom, regular ou ruim?
Qual seria o pagerank ideal!?
Grato pela atenção,
Tarciso Calderaro


Gente, pagerank sozinho não determina o posicionamento. Pagerank é como sexo, não importa o tamanho, mas a mágica que ele produz. Na verdade, ele é apenas um indicativo de quantos links há para o seu site, vou dar um exemplo simples:
Existem milhares de links para a home do Yahoo. ( http://br.yahoo.com/ ) Assim o pagerank dela é alto, no caso 8 de 10. Por si só isso não determina muita coisa, quantas vezes você buscou "escola morumbi" ou "dr. jivago" e encontrou o Yahoo na primeira posição? Provavelmente nunca. Isso ocorre pois o pagerank isolado não significa nada. O pagerank só terá valor se for relacioado a uma BUSCA.
Para Dr. Jivago, a primeira página será a abaixo, com pagerank =2
Se você buscar por "Yahoo", certamente vai encontrá-lo como primeiro item, pois além do pagerank elevado, milhares de páginas apontam para a primeira página do Yahoo com o texto "yahoo".
Ora, mas então o pagerank não tem grande importância?! O que está acontecendo? O ponto é que não há muitos links apontando para o Yahoo com o texto "Dr. Jivago", se é que existe algum. Assim também conta o número de links "com as palavras buscadas", apontando para uma página.
Mas qual a importancia do pagerank então?
Bem, experimente buscar por "privacy"... Você verá que todas as páginas listadas apresentam a política de privacidade dos grandes sites, e todos com pagerank elevado. Isso ocorre pois todos eles (inclusive o Yahoo) tem um link na primeira página apontando para a sua política de privacidade com o texto "privacy".
Na verdade, a relevância do Yahoo ou do orkut (primeiro site para a palavra privacy com pg=8/10) está se transmitindo pelo link e pelo pagerank da home para essa segunda página. Certamente não existem milhares de páginas na net apontando para a página de privacidade do Yahoo ou do Orkut, mas existe uma página MUITO IMPORTANTE apontando para ela, com a palavra "privacy".
Assim se você tiver um site com um pagerank médio, como a do ITAÚ, de pagerank igual a 6/10, e ela apontar para o novo shopping do itau com a palavra "compras on line", será muito mais fácil para o itau colocar essa página nas primeiras posições de buscas de "compras on line", do que se você tem 10 páginas no seu site sem relevância com a palavra "compras on line".
Finalmente por exemplo, uma primeira página razoável (pg =4) de uma empresa que produz motores elétricos, pode ser muito útil se ela quiser passar a produzir também "motores industriais", pois essas palavras retornam links de baixo pagerank. Neste caso basta criar uma nova página e "linkar" para ela com o texto motores industriais da home.
Agora se você quer um bom posicionamento para a sua firma que tem um serviço de vender "privacidade" para celebridades, bem, você vai ter muito trabalho para colocar seu termo "privacidade" nas primeiras posições.
Vale notar ainda que quantos mais links saem de uma página, menos peso tem a transmissão de pagerank, pois esse está "vazando" para diversos endereços.
Isso gerou um comportamento meio maluco, em que pessoas especializadas em SEO, buscam trocar links, mas não querem colocar links nos próprios sites... O processo está se tornando tão doentio que os mecanismos de busca começam a dar valor também para a existência de links externos, como forma de ganhar pontos e neutralizar esse efeito.
Ajudou?

6 comentários:

Amigo disse...

Caro colega.
Achei muito interessante sua matéria e resolvi disponibilizar também em meu blog com a fonte, "ou seja" URL do seu site.


Abraços
Daniel
http://www.mco2.com.br

Anônimo disse...

Excelente matéria.

Att.
Jaime
www.chuveiroaquarium.com.br

maniaeletro disse...

Excelente post;

Att.
Marcelo

www.maniaeletro.com.br

daniel disse...

Bom artigo, para mim k estou tentando melhorar o meu page rank, foi mt bom.

visitem o melhor site em layout http://www.avcfisio.com/

Abraço

CoNectInfo disse...

Gostei do seu post, parabens.Mas é isso mesmo que acontece, não precisa ter um PR 10 se os seus concorrentes tem PR 5, se bem que um PR 10 quem não quer né rsrs
Roberto

CoNectInfo

ADM Marcus disse...

Otimas dicas

ADM EP
http://emulacaoperfeita.blogspot.com/