28 julho 2008

Problema de filosofia.

Sobre o que sabemos ser verdade:

Uma mãe, que gosta muito de seu filho, e precisa sair para comprar leite, quer ter certeza que o menino está bem. Ela como todas as mães, só fica satisfeita ao saber que ele está bem, com 100% de certeza. Para isso ela caminha até a janela e vê o filho brincando no escorregador do prédio. A mãe então entra no elevador e encontra com uma vizinha, dizendo: "tenho certeza que meu filho está bem." Acredito que concordamos com a mãe, não é mesmo. Então ela vai ao carro comprar seu leite.

A outra vizinha, vai ao pátio e não vê o filho da vizinha, mas sim uma menina de roupa vermelha. Ainda no elevador, encontra com o menino, vestindo vermelho, que estava jogando video na casa de um amigo. O filho está seguro como a mãe pensava, mas ela tinha razão ao afirmar isso?

Adaptado de 101 problemas de filosofia.

Um comentário:

Rode Madalena de Jesuz disse...

Rode Madalena de Jesuz.
Responda se puder. Com quem João teve filhos, quem é a esposa do cordeiro, porque o discípulo que era conhecido do sumo sacerdote não entregou Pedro e nem Cristo, como é que Cristo vê o discípulo que amava perto da crus se todos os discípulos estavam escondidos com medo de serem mortos também?
Cristo amava João (João cp.21-20 ¶´ E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? ´Maria Madalena amava Cristo (João cp.20-´Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. `) Cristo aparece primeiro a Maria Madalena (Marcos cp.16-9 ¶ ´E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios`. E por ultimo aparece a João (visão do apocalipse). João teve filhos (terceira epístola de João ´4 Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.`Pedro é considerado protetor de uma criança (´12 E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam. 13 E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar;`Cristo vai orar e Levou consigo Pedro, Tiago e João; ´Tiago ou João estava nu só enrolado com um lençol Marcos cp.14-51 (´Seguia-o um jovem coberto somente de um pano de linho; e prenderam-no. Mas, lançando ele de si o pano de linho, escapou-lhes despido.`) Tiago ou João é conhecido do sumo sacerdote (João cp.18-16´ E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro.`) Jesus vê o discípulo que amava perto da crus (João cp. 19-26´ Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente,...mas ,quem esta presente é Maria Madalena (João cp.19-25 ´ E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.`) Todos os discípulos estavam escondidos com medo de serem mortos (João cp.20-19´...e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, ...`) Um anjo diz pra João (apocalipse cp.21-9 ´...e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.` ) (´Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã. O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!`)
Rode Madalena de Jesuz.