03 outubro 2008

EAD na USP, arruinando a reputação da Universidade.

Eu previ isso faz algum tempo, e está na folha de hoje. Aproveito então para exibir meus poderes premonitórios, que obtive lendo as entranhas de sapos.

A manchete fala que as Universidades Paulistas (USP, UNESP e UNICAMP) tem planos de implementar a graduação com Educação a Distância (O famoso EAD). O plano começa pequeno, com 5.000 vagas para pedagogia. ( quanto vai valer um diploma de pedagogia da USP depois disso??)

A previsão é: Essa será a ruina das universidades públicas. O nosso governador (José Serra) acaba de ter mais uma idéia populista que gerará votos para ele, e destruirá aquilo que levou 80 anos para construir.

Resumo apenas o problema nessa propaganda eleitoral do José Serra, que você verá em 2010.:

"Antes de mim a USP a UNESP e a Unicamp formavam 80.000 pessoas por ano. Após nosso programa USP para todos, a universidade agora formará 1.500.000 de pessoas todos os anos."

O prestigio da USP / UNICAMP e UNESP será usado como moeda eleitoral em um programa que vai formar um monte de semi-analfabetos. O diploma diferenciado, que hoje faz as melhores cabeças irem para essas universidades não vai valer mais nada.

Pena que o IBMEC ou a FGV não tem ações na bolsa, pois esse seria o momento da compra.

Hoje não estou com tempo, mas desenvolverei essas idéias depois.

A matéria da folha está aqui, repare na parte sobre mestrado e doutorado (hoje uma faculdade da USP forma apenas 40 mestres por ano):
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u451736.shtml

Sobre os dois primeiros pitacos:

Uma pena que as pessoas postem anonimamente, fico sem poder responder..

Vai a resposta aqui mesmo: Muitas vezes ouvi de pessoas de 60 anos que a escola pública era ótima quando eram crianças. O que geralmente omitem é que a escola de então era super elitista e formava uma parcela pequena da população.

Como o autor do comentário, concordo que a USP hoje forma principalmente a elite (mas não apenas, pois tive colegas que realmente não o eram e os considero exemplos de superação). O outro lado da história é o seguinte... dar um diploma de ensino superior da USP para os alunos do ensino público de hoje, infelizmente não vai resolver o problema deles...

Se 25% dos alunos ainda não sabem ler (na quinta série), porque alguem acha que um diploma on-line vai mudar isso?

Não vai, só vai acabar com o "status" do diploma da USP... para os filhinhos de papai e playboys endinheirados pouco muda, migram para a FGV ou o IBMEC e pronto, mas para os poucos que venceram mesmo no ensino público, essa porta vai se fechar.. e terão um diploma pouco reconhecido no mercado.

É apenas isso... SOU UM DEFENSOR DO ENSINO DE QUALIDADE PARA TODOS, mas acho que os esforços tem que começar no pré primário, e não no ensino superior.. Quando a escola pública for excelente (como é a USP), os alunos da escola pública entrarão na USP, e apoiarei integralmente os cursos on-line de graduação.. até lá, é só transformar a USP em mais uma dessas milhares de faculdades que dão diploma de graduação em engenharia para gente que não sabe se há um problema quando 40% das faltas de uma empresa caem na segunda ou na sexta.

10 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo por que a USP ficará acabada e desvalorizada com o EAD.Vejam que outras escolas públicas já aderiram, tais como UNESP e EFEI.Já fiz um curso EAD e considero de bom nível.Devemos separar o joio do trigo.Existem cursos presenciais que não são bons;portanto é tudo muito relativo.Vamos deixar de elitismo pensando que a educação só pode ser dada a elite.

Anônimo disse...

Poder premonitório? Entranhas de sapos? Que tipo de pesquisador lógico é você que elitiza algo que é público e que, até então, só servia aos alunos de escolas particulares, vulgarmente conhecidos como playboys ou filhinhos de papai?
Uma universidade pública não só pode como deve atender aos cidadãos brasileiros. É o preço de se formar uma República, meu caro!
Ou é isso, ou cria-se uma outra forma de Estado.

Salomão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou favorável ao EAD. Temos que ter várias oportunidades de ensino, penso naqueles trabalhadores que movem este país que não tem um tempo absoluto para freqüentar uma universidade nem de dia e a noite. Realmente o comentário acima é verdadeiro pois as estaduais e federais atualmente são realmente de burgueses.
Tanto que tive esta oportunidade, pois não foi fácil trabalhar estudar e acompanhar." Devemos sim dar oportunidade a todo tipo de educação sim". E lembremos nem todos gênios tiveram oportunidades de excelentes universidades. Depois de suas Famas as grandes absorveram "Eles"....

Salomão disse...

O pessoal insiste em tirar conclusões que eu não afirmei...

Não sou contra o EAD, acho que ele funciona em alguns casos.. mas acreditar que através do EAD o ensino da USP e a qualidade que ela oferece serão mantidos é se iludir... o EAD precisa de um aluno disciplinado, que não existe nem na graduação presencial da USP.. Exige mão de obra boa por trás, e isso não se consegue mantendo um grupo que mal dava conta de formar 150 por ano e crer que graças ao EAD ele vai conseguir formar 5000.
.. Quem vai confirmar minha opinião é o mercado, que não vai contratar para cargos bons quem fez EAD, da mesma forma como hoje não contrata quem fez faculdade de décima linha.

Anônimo disse...

E porque motivo forma 5000 não seja bom? O curso superior só será bom enquanto for inacessivel? É por isso que o Brazil não evolui, eu consegui uma bolsa na PUC, mas não tenho condição de estudar nela, faço um curso ead e me esforço para ser tão boa quanto a qualquer outro tipo de ensino, creio que essa modalidade diminuiu a distância da pessoa e da universidade, o mercado vai admitir os bons, idependente da modalidade de ensino,temos bons e más profissionais tantos nos cursos presenciais quanto no ead.

Anônimo disse...

Interessante que apesar de seus comentários, há vários links pagos no seu blog sobre EAD, Não é ?
E daí se a Usp formar ''N'' alunos por ano ? Você não acha que o próprio mercado saberá selecioná-los ? Gosta da idéia de uma das melhores universidades gratuitas do país formar apenas filhinhos de papai ? Quer valorizar seu diploma em cima do nome da faculdade ? Estou de saco cheio de pseudo intelectualóides como você que ficam disseminando suas críticas sem ter uma idéia global do que ocorre por aí...Porém tenho uma novidade para você : Conforme-se ou engula. A EAD é uma realidade bem sucedida em vários países e será aqui também, não só na USP.

Salomão disse...

Respostas:
Não sei se a links pagos sobre EAD, quem coloca os links é o software do google... Repito que acredito no EAD como forma de ensino, o que não acredito é que através do EAD defender que é possível usar um grupo de 50 professores (que já não dão aula direito nem para os alunos da graduação) para ensinar milhares ao mesmo tempo.

E daí se a Usp formar ''N'' alunos por ano ?
- Adoraria que a USP mandasse um diploma de doutorado para cada brasileiro... só que garanto que o diploma não ia valer nada. Ai talvez o Brasil parasse de olhar para o diploma e comecasse a se preocupar com o conteúdo.

Você não acha que o próprio mercado saberá selecioná-los ?
- Tenho certeza que o mercado vai saber selecionar! A seleção do mercado será a seguinte: Formado em Pedagogia via EAD na USP, hummmmm, vai pro lixo...

Gosta da idéia de uma das melhores universidades gratuitas do país formar apenas filhinhos de papai ?
- Não, acho que a verba está sendo gasta errada e devia ser destinada ao ensino fundamental...

Quer valorizar seu diploma em cima do nome da faculdade?
- Desculpe, não uso meu diploma de arquiteto pela USP para NADA, o mercado acha que diploma de arquiteto é LIXO. Tive que me formar para descobrir isso, mas é a pura realidade, seja na USP, seja no Mackenzie, seja em Harvard... Hoje sou empresário.. trabalho com educação também, e pretendo oferecer cursos de EAD, focados em resultado para o aluno,e não em outro papel pare ele por na parede.

Estou de saco cheio de pseudo intelectualóides como você que ficam disseminando suas críticas sem ter uma idéia global do que ocorre por aí...Porém tenho uma novidade para você : Conforme-se ou engula. A EAD é uma realidade bem sucedida em vários países e será aqui também, não só na USP.

- Humm.. eu acabo de dizer que tb uso EAD, não sei porque as pessoas não conseguem entender.. EAD é ferramenta, assim como um martelo, pode ser usado com resultados.... mas não adiantará NADA pura e simplesmente oferecer EAD na USP, porque o problema da educação no Brasil é no ensino fundamental e não no Superior...

Jack Ruiz disse...

Meu amigo, quanto filhinhos de papai estao nos "barzinhos" perto da faculdade enchendo a cara?
E depois se formam?
Então, vc acha q as empresas, realmente contratam pela faculdade?

Salomão disse...

Jackeline,

Sim, ao contratar recém formados, tenho certeza que as empresas olham de onde vieram os alunos e não consideram que eles ficaram lá bebendo cerveja.