22 outubro 2007

Como o google descobre que você fraudou o Adsense.

Na comunidade do orkut que debate o Ad sense (as propagandas ai do lado, em que o dono do site e o google são parceiros), sempre aparece algum gênio propondo um esquema para fraudar o Adsense.

O raciocínio do cidadão é o seguinte:
- Não ganho nada com o adsense (ou ganho pouco), e apesar do google querer ser Deus ele ainda não é, e assim posso clicar nos meus anuncios que ele nunca vai saber e vou ficar rico.

Passados poucos meses, o google bloqueia a conta dele e o expulsa do programa. Como?
Bem, essa é a fraude mais fácil de detectar, pois o usuário tem um endereço IP (endereço do computador ao conectar na rede), tem cookies na máquina (um código que te identifica), e basta o google checar esses dados para ver que na máquina tal teve 100 cliques na propaganda no mesmo blog, o que vai render uns 2 Dolares ao fraudador..., e bloquear a conta desse cara.

Ai o camarada lê isso aqui, e com aquela mentalidade do Brasileiro "esperto", bola novos esquemas, como:
"... mas e se meus amigos clicarem nas propagandas, ou se eu entrar numa corrente de cliques."
"... mas e se eu reconectar (o que troca o IP em alguns casos) e limpar o cache (apagar os cookies)do micro a cada clique"
"... mas e se eu montar um vírus de computador, que infecta milhares de máquinas e faz as mesmas entrarem no meu blog e clicarem na minha propaganda".(acredite, é possível fazer isso, mas vc tem que ser um ótimo programador)

Passados dois meses do novo golpe, ele é punido e expulso do adsense para nunca mais voltar (a menos que consiga outro CPF).

Como o google descobre que você fraudou o Adsense?

Primeiro o google não é idiota de ficar contando isso, mas existem muitas outras formas, além do óbvio descrito acima (ip e cache), por exemplo:
- O google pode saber quanto tempo alguém leva para clicar no anuncio dentro do blog, e comparar isso com a média da web. Se destoar muito do padrão, ele toca o apito. Assim, ele rapidamente pega correntes, ou gente que pede aos amigos para clicarem, e o cara que todo dia vai numa lan house diferente, e clica no anuncio do blog.

- O google pode comparar a sua taxa de cliques. Imagine que no blog da paquera cliente do google com 100.000 pageviews por mês, ocorram dois cliques a cada 100 visitas. Será que não tem algo estranho se num blog de 100 visitas, 90 resultam em cliques?

- O cara que entra e sai para trocar o IP, esquece que ele tem o mesmo navegador (Internet Explorer ou Firefox) a mesma configuração de telas, os cliques saem da mesma região, entre outros aspectos, e isso também foge aos padrões estatísticos.

- O google detém o principal site de buscas da web, e assim, pode estabelecer muitas outras métricas e parâmetros sobre navegação na web. A tal barrinha do google por exemplo sempre envia informações sobre o padrão de navegação de alguém.

- Um vírus de cliques, pode demorar para ser pego, ainda mais se for bem construído. Mas quando for, não só o cara vai ser expulso do adsense, como o vírus em algum lugar do código dirá: "entre no site www.sitedofulano.com.br" e clique no anúncio, o que dá CADEIA. Note que para isso dar certo o vírus tem que estar em milhares de máquinas e não em poucas dezenas, senão o google vai ter cliques sempre das mesmas máquinas, e em quantas mais máquinas ele estiver, mais fácil de ser encontrado. Como os sites são sempre vinculados à alguém, assim como o adsense (pelo seu CPF bocó), será ridículo levá-lo em cana.


Note que essas são apenas algumas formas, o google pode fazer ainda melhor e verificar quantos clicks em um site resultam em compras finalizadas no site do parceiro (se o parceiro tiver essa métrica na página dele, mas com o Analytics, quem não tem?). Se a cada 1000 compras vindas de um site, nenhuma resulta em compra em nenhum dos sites parceiros...BIP toca o alarme... então para fraudar sem nenhuma chance de ser pego, o cara ainda tem que se comportar como um comprador real, e comprar mesmo o produto... mas ai o negócio não vai dar lucro, mas prejuízo.

Assim, caro Sr."Gênio do Mal", melhor usar sua "mente criminosa" para bolar formas de aumentar sua visitação do que tentar fraudar o detector de mentiras.... O google é pior que o CSI.

11 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, brasileiro tem que deixar de ser preguiçoso e ir trabalhar, tá ganhando pouco no AdSense? Vai melhorar o conteúdo, correr atrás de visitas, mas não, eles querem tudo fácil, ai inventa de querer fraudar..

Quem pensa em fraudar, tem que ter vergonha nada cara, pq pra fazer isso a pessoa não teve ter vergonha de ser um trapaceiro.

Abraço.

dedodeouro disse...

então Sr. ou Sra. Gênio do mal se liga pô..

A Stela precisa ver esse post. hahahaha


Ai parceiro,parabéns!! honesto é mais gostoso! hahahaha


abçs


http://dedodeouro.blogspot.com

Unknown disse...

Rick, Brasileiro não é preguiçoso não rapaz... basta ver a carga horária de trabalho de outros países. Brasileiro trabalha muito, mas tem uma cultura de desonestidade.

Drika Maraviglia disse...

Oi Carlos,
Gostei muito do post. Eu também já cansei dos espertos... Só tem uma coisinha, morro de medo dos mal amados que ficam clicando nos anúncios para tentar expulsar os outros. Morro de medo disso.
Abraços,
Drika

Anônimo disse...

cara.. achoq ue vou colocar esse lance lá no meu blog rs..
vc clica lá pra mim rs. ??
brincadeira rs..

Salomão disse...

DRIKA, se alguém começar a clicar demais no seu blog, e vc notar que tá fora do padrão, manda um aviso para o google que não é coisa sua e pede para não contabilizar esses cliques.
Abs.

Mauro disse...

Como se não bastasse todas essas formas que foram descritas que o google pode usar para identificar uma pessoa, ainda devem existir muitas outras que não são divulgadas.

Melhor é ser honesto e procurar melhorar o conteúdo.

Anônimo disse...

Participo da comunidade AdSense no orkut. Tudo isto que você escreveu eu já sei!

Mas é sempre bom relembrar.

Muitos iniciantes criam estratégias para fraudar o sistema e acabam sendo banidos.

Meu Portal é www.camboriu.org

Forte Abraço!

Anônimo disse...

brazucas burros!!!! quem pensar em fraudar tera de puxar pela cabeça para fazer um esquema bem melhor e acreditem há muitas maneiras de fraudar sem ser apanhado!!!!! basta fazer as coisas com muitas fontes!!! ai o risco é minimo e alem disso se puxarem pela cabeça haverao de arranjar modos de fraudar e alem disso existem alternativas ao adsense ;)

Anônimo disse...

Parabéns pela explicação !
ótimo Post

pt disse...

ola amigo adorei o seu post foi me muito esclarecedor e acho que vou coocar o seu post no meu blogg assim todos veem e pode ser que se consiga fazer uma corrente do mesmo . assim todos ficam em alerta... obrigado amigo.